Escritos Metodológicos de Marx (Nildo Viana )

Tirei algumas partes que achei + importantes; 


01)-Marx compara o estudo da sociedade capitalista com o estudo de um cientista natural sobre o fenômeno natural. Segundo ele, na biologia, é mias fácil estudar o corpo desenvolvido do que a célula do corpo. E diz, que, na análise do capitalismo, não se pode fazer uso do microscópio, nem de reagentes químicos e, por isso, os processos usados devem ser substituído por aqueles que possibilitam a ''Faculdade de abstrair'' , tomando como exemplo o caso do físico.

02)-Para Marx, no estudo da sociedade não se pode utilizar os recursos da ciência naturais. Neste caso deve-se utilizar o processo de abstração.

03) -Marx quis dizer que o ponto de partida da pesquisa é o concreto-dado, tal como aparece imediatamente na consciência humana.

04)-É por meio desse processo que se descobre as múltiplas determinações do concreto.

05)-Os conceitos são expressões da realidade e, portanto, não possuem vida autônoma.

06)-O processo de abstração é um processo mental.

07)-É necessário dizer que o método dialético  busca descobrir a essência do fenômeno  Para Marx, vale lembrar, uma das características da ideologia é troca o essencial pelo secundário e vice-versa. Ora, o processo de abstração não será dialético se não descobrir a essência do fenômeno  a determinação fundamental do seu processo de transformação. 

08)-Em síntese, o método dialético tem como objetivo descobrir as determinações específicas ( e dentre elas a determinação fundamental ) que fornecem a dinâmica histórica, as quais vão desde o surgimento até a abolição de um determinado modo de produção e sociedade.

                                                                                                      Grace Kelly S. A .

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Uma Jovem Marxista, All Rights Reserved. Design by DZignine