"Que democracia é essa? Se é que é uma democracia...isso me cheira à 64", relato de um leitor

Parecia ser mais um dia de manifestação em prol do passe livre. Posted  


Já estava combinado, às 17hrs na praça do cilista. Quando cheguei notei uma grande quantidade de “apartidários”. Procurei onde a esquerda estava, vi um pequeno grupo do Juntos e do PCB, isso por volta das 17:40, resolvi ficar longe dos “apartidários”, quis ficar na minha, estava procurando um amigo mas não encontrei. 

Enquanto estávamos ainda parados na praça do ciclista, notei que grande parte dos apartidários estavam lá na frente já, e os que restaram ainda na praça do ciclista.

Começamos a andar devagar, alguns grupos de esquerda iam chegando para o motivo principal, o transporte público. Passado alguns minutos já estávamos andando pela Paulista sentido Brigadeiro. Estávamos na pista da direita enquanto simultaneamente os “apartidários” estavam na pista da esquerda.
Estava no canto esquerdo da pista, próximo aquela parte central da avenida, pude notar que muitos “apartidários” começaram a gritar coisas como: “Oportunistas! , O povo governa sem partido! Fora Pt!(nem estávamos com o PT) etc” 

Pois bem, continuamos nossa marcha, alguns de nós ignoramos os “elogios”. Outros já gritavam “sem fascismo! A ditadura já acabou!”. Isso ficou por um tempo. Retomamos com os nossos tambores, e gritos em prol do passe livre, mas parece que de nada adiantou, as provocações da direita só pioraram.

Alguns gritaram: “Tira essa bandeira vermelha e levante a do nosso Brasil!(algo do gênero,não me lembro direito)”

Estávamos quietos, e eles continuavam com as provocações, quando me deparei, eles já haviam invadido a pista a qual estávamos. Um tumulto começou a surgir. Dentre muitos gritos e xingamentos, começou um certo empurra empurra. Eles queriam tirar as bandeiras à força. O grupo da esquerda já estava com um número razoável, haviam diversos grupos e partidos, não vem ao caso citar-los.

Dentre a muvuca, começamos a fazer uma corrente humana, para evitar mais tumultos e confusão. Após um certo tempo o tumulto só piorava, começaram a nos cercar e continuaram com as agressões verbais, até certa altura nenhuma agressão que não fosse verbal havia sido praticada, mas só foi questão de tempo.

Fui ajudar na corrente humana, enquanto isso vi queimarem alguma bandeira vermelha (não sei de que partido era), após alguns minutos, coisas começaram a ser arremessadas contra nós. Variava desde latas de tinta(utilizadas como tambores) até pedaços de canos queimados... A situação começou a engrossar, resolvi sair do meio da muvuca. À esta altura, as bandeiras estavam sendo abaixadas e o “resto” da esquerda estava indo para as calçadas (os elogios continuavam ininterruptamente). Já estava meio longe da confusão,quando estava me dirigindo ao metrô, vi uns anarquistas e outros esquerdistas alegando que mais pra trás tinha alguns skinheads, resolvi ir embora mesmo.

A PM estava um pouco mais pra frente, claro, não fizeram nada. Não sei o que deu. Se alguém tiver algo a complementar só comentar.


Que democracia é essa? Se é que é uma democracia...isso me cheira à 64.

0 comentários:

 

Copyright © 2010 Uma Jovem Marxista, All Rights Reserved. Design by DZignine