Os meios de
comunicação adquiriram em meados do século XX uma enorme importância social,
fruto do avanço tecnológico e das novas necessidades que até então a sociedade
não conhecia plenamente.
Tem-se como objetivo na atividade
complementar proposta desenvolver alguns elementos teóricos sobre sociedade,
educação, além de relacionar estes elementos com algumas obras cinematográficas
que melhor contribuem para o entendimento de alguns aspectos sociais e
educacionais na sociedade atual a partir dos seus diversos meios informacionais
e tecnológicos.
Torna-se importante para a sociedade
em geral, principalmente o professor, entender alguns aspectos da sociedade,
onde a produção de tecnologia passou a ser o modelo a ser seguido por diversas
sociedades, neste sentido, buscaremos desenvolver alguns elementos relacionados
à sociedade e sua produção tecnológica.
Os processos de formação social
(socialização) devem ser modificados, pois a escola tradicional e suas aulas
expositivas são fruto de um passado ainda recente na história da educação
brasileira, onde o professor deve buscar novas formas e recursos para trabalhar
em sala de aula, tais como: (televisão, cinema, música, computador etc.).
Trata-se de recursos didáticos recentes e que ainda requer por parte do
professor uma habilidade diferenciada.
O cinema como forma de abordagem e
recurso didático, deve ser um ótimo elemento de reflexão e do debate, onde
professores e alunos devem trabalhar nesta perspectiva de analisar a sociedade
e seus fatos sociais, históricos, políticos e culturais a partir da produção
filmica.
A sociedade pode ser entendida a
partir de um conjunto de relações sociais existentes em determinado território,
com seus valores, normas, leis etc. A produção cultural como foi colocada deve
servir sem dúvidas como recurso didático para a formação tanto de alunos como
de professores, pois neste sentido há uma troca de informação e que são
importantes para ambos no processo ensino-aprendizagem.
Assim, podemos definir o nosso
objetivo nesta comunicação através da produção cinematográfica como recurso
didático. Neste sentido, o cinema torna-se um importante recurso metodológico
para a compreensão de contextos sociais específicos, pois o cinema é um produto
social, ou seja, ele é concebido através das relações sociais que são
estabelecidas no momento em que o filme é concebido.
Sendo assim, é importante para o
professor saber explorar a relação entre sociedade, educação e cinema, para
melhor compreender as relações sociais no contexto da sociedade do século XXI,
período marcado pela produção de imagens, onde a técnica substitui o homem.
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