SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CINEMA.*Erisvaldo Souza.

Os meios de comunicação adquiriram em meados do século XX uma enorme importância social, fruto do avanço tecnológico e das novas necessidades que até então a sociedade não conhecia plenamente.
            Tem-se como objetivo na atividade complementar proposta desenvolver alguns elementos teóricos sobre sociedade, educação, além de relacionar estes elementos com algumas obras cinematográficas que melhor contribuem para o entendimento de alguns aspectos sociais e educacionais na sociedade atual a partir dos seus diversos meios informacionais e tecnológicos.
            Torna-se importante para a sociedade em geral, principalmente o professor, entender alguns aspectos da sociedade, onde a produção de tecnologia passou a ser o modelo a ser seguido por diversas sociedades, neste sentido, buscaremos desenvolver alguns elementos relacionados à sociedade e sua produção tecnológica.
            Os processos de formação social (socialização) devem ser modificados, pois a escola tradicional e suas aulas expositivas são fruto de um passado ainda recente na história da educação brasileira, onde o professor deve buscar novas formas e recursos para trabalhar em sala de aula, tais como: (televisão, cinema, música, computador etc.). Trata-se de recursos didáticos recentes e que ainda requer por parte do professor uma habilidade diferenciada.
            O cinema como forma de abordagem e recurso didático, deve ser um ótimo elemento de reflexão e do debate, onde professores e alunos devem trabalhar nesta perspectiva de analisar a sociedade e seus fatos sociais, históricos, políticos e culturais a partir da produção filmica.
            A sociedade pode ser entendida a partir de um conjunto de relações sociais existentes em determinado território, com seus valores, normas, leis etc. A produção cultural como foi colocada deve servir sem dúvidas como recurso didático para a formação tanto de alunos como de professores, pois neste sentido há uma troca de informação e que são importantes para ambos no processo ensino-aprendizagem.
            Assim, podemos definir o nosso objetivo nesta comunicação através da produção cinematográfica como recurso didático. Neste sentido, o cinema torna-se um importante recurso metodológico para a compreensão de contextos sociais específicos, pois o cinema é um produto social, ou seja, ele é concebido através das relações sociais que são estabelecidas no momento em que o filme é concebido.
            Sendo assim, é importante para o professor saber explorar a relação entre sociedade, educação e cinema, para melhor compreender as relações sociais no contexto da sociedade do século XXI, período marcado pela produção de imagens, onde a técnica substitui o homem.
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BIBLIOGRAFIA.

            BERNARD, Jean Claude. O Que é Cinema. São Paulo, Brasiliense, 1980.
            FURHMMAR, L. & ISAKSSON F. Cinema e Política. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
            ISIDIO, Jean & SOUZA, Erisvaldo. A Atualidade do Conceito de Indústria Cultural. Goiânia, 2009.  s/d.
            VIANA, Nildo. Introdução a Sociologia. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.
           
FILMOGRAFIA.

            HERZOG, Peter. O Enigma de Kaspar Hauser. Alemanha, 1974.  
            HOFFMAN, Michael. O Clube do Imperador, Estados Unidos, 2002.
            LOOSEY, Joseph. O Menino dos Cabelos Verdes, Estados Unidos, 1948.

            WEIR, Peter, Sociedade dos Poetas Mortos, Estados Unidos, 1989. 

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